Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Etapas para Análise do Solo

- Escolha das glebas para amostragem

Divida a propriedade em glebas homogêneas, nunca superiores a 20 hectares, amostrando cada área isoladamente. Separe as glebas com a mesma posição topográfica (solos de morro, meia encosta, baixada etc.), cor do solo, textura (argilosos, arenosos), cultura ou vegetação anterior (pastagem, milho, café etc.) e adubação e calagem anteriores. Em culturas perenes, leve em conta também, a variedade e a idade das plantas. Áreas com uma mesma cultura, mas com produtividade diferente, devem ser amostradas separadamente. Identifique essas glebas de maneira definitiva, fazendo um mapa para o acompanhamento da fertilidade do solo com o passar dos anos.

- Coleta

A coleta das amostras pode ser feita com um enxadão ou com trados. O trado torna a operação mais fácil e rápida. Além disso, permite a retirada da amostra na profundidade correta e da mesma quantidade de terra de todos os pontos amostrados.

De cada gleba devem ser retiradas diversas sub-amostras para se obter uma média da área amostrada. Para isso, percorrer a área escolhida em ziguezague e coletar 20 sub-amostras por gleba homogênea. Em culturas perenes a amostragem deve ser feita em toda a faixa de solo adubada, que reflete melhor que reflete melhor os tratamentos aplicados nos anos anteriores.

Transferir as amostras para um recipiente e fazer a homogeneização. Retirar cerca de 300g de terra e transferir para uma caixa ou saquinho (que podem ser fornecidos pelo laboratório) - essa amostra será enviada para o laboratório. Jogar fora o restante da terra e recomeçar a amostragem em outra área.

Identificar as amostras de solo com o nome do proprietário, propriedade, identificação da gleba amostrada e data.

- Freqüência e época de amostragem

A análise de solo deve ser repetida em intervalos que podem variar de um a vários anos, dependendo da intensidade da adubação, do número de culturas de ciclo curto consecutivas ou do estágio de desenvolvimento de culturas perenes.

No caso de culturas temporárias, as amostras devem ser retiradas vários meses antes do plantio, para que se tenha tempo para tomar as providências necessárias. No caso de culturas perenes a amostragem deve ser feita no final da estação chuvosa.

- Local e profundidade de amostragem

Para os casos de culturas anuais ou perenes a serem instaladas, retirar as amostras na profundidade de 20 cm. Para culturas perenes, que recebem aplicações localizadas de adubo, retirar as amostras dos locais onde o adubo é aplicado.

As amostras de subsolo (20 a 40 cm) tem como finalidade avaliar a acidez do solo. Abrangem o solo abaixo da camada arável.

Vinculando dados de análise de solo com atividades de correção no ADM Agrícola

Vamos abordar nesta seção, como cadastrar os dados da análise do solo, utilizar esses dados como parâmetro para a compra de insumos e utilizar os insumos comprados e os já existentes na fazenda para se utilizar na atividade agrícola.

Com a informação de análise de solo, é possível saber exatamente a quantidade e tipo de adubo e calcário necessários para a operação, racionalizando assim, a compra de insumos ou utilização mais precisa do estoque.

A Figura 1 ilustra as telas de Registro de Análise de Solos, permitindo vincular todo o Cadastro da Análise, com a operação necessária a ser realizada, seja ela Calagem, Adubação Corretiva, Adubação de Plantio ou Adubação de Cobertura:

http://picasaweb.google.com/agrisoftbrasil/BlogDaAgrisoft - 5373589362817045282

Com os dados da análise já cadastrados no ADM Agrícola, é possível visualizar na forma de gráficos, as quantidades e os nutrientes cadastrados.

Ciente dos insumos necessários para a operação, é possível: cadastrar os fornecedores destes insumos; cadastrar e comprar os próprios insumos necessários para a operação, ou então utilizar o estoque já existente (movimentação de estoque) para o Talhão e Cultura. A Figura 2 ilustra o cadastro dos insumos no ADM Agrícola:

http://picasaweb.google.com/agrisoftbrasil/BlogDaAgrisoft - 5373589376927450002

A Figura 3 ilustra a movimentação dos insumos já cadastrados no ADM Agrícola:

http://picasaweb.google.com/agrisoftbrasil/BlogDaAgrisoft - 5373589390451131394

Com os insumos necessários para a correção do solo, basta cadastrar a atividade de correção no Registro de Atividades Agrícola, conforme ilustra a Figura 4:

http://picasaweb.google.com/agrisoftbrasil/BlogDaAgrisoft - 5373589400242687250

Observe que é possível no Registro de Atividade Agrícola, vincular não somente o insumo utilizado, mas também os talhões, as máquinas e os funcionários, para a respectiva operação, obtendo desse modo, o custo exato, tempo e demanda de maquinários e pessoas para a execução.

Já no Módulo Financeiro, é possível visualizar todas as compras, saídas e movimentações de estoques, como também o Fluxo de Caixa (Créditos, Débitos e Consolidado do dia) para a operação.

Equipe Agrisoft

*Para este post contamos com a ajuda de artigos publicados pela IAC


Nenhum comentário:

Postar um comentário