Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cuidados Sanitários

Bom dia Pessoal como prometido, essa semana começamos a postar dicas para diminuir os riscos antes e durante o embarque, tornando a sua atividade mais rentável. O tema dessa segunda-feira é: Cuidados Sanitários, com destaque para o ADM Rebanho que auxilia na preparação e controle dos cuidados Sanitários.

Primeiramente cadastre seus animais, seja ela gado geram, ou PO.


Figura 1: Ficha individual do animal.

Para que o destino de seus animais sejam o embarque, deve-se tomar alguns cuidados, como:

Dica 1: Durante a vida do animal em sua propriedade o cuidado a partir da cria ou compra do mesmo deve ser cercada de diversos cuidados sanitários, para garantir a sanidade do seu rebanho e a lucratividade da fazenda. As falhas nos cuidados sanitários de um rebanho de cria reduzem os índices de fertilidade e de natalidade e o potencial de disseminação de doenças no rebanho de cria e compra é altíssimo, reduzindo drasticamente os lucros do pecuarista.

- Ajuda do ADM Rebanho: No programa você pode aplicar um manejo em um lote inteiro de maneira fácil e rápida e ainda obtém os custos desta atividade. Com isso terá controle de todos os animais que foram manejados e poderá separar apenas os que faltam ser aplicado determinado manejo, confira:

Figura 2: Inclusão de manejo pela ficha individual do animal.

Figura 3: Inclusão de Manejo pela guia de campo, de forma prática e rápida, alimentando automaticamente a ficha individual do animal.


Dica 2: No campo, os cuidados devem se iniciar pela própria escolha do gado, que deve ser sempre saudável. Evitar o embarque de animais debilitados, desnutridos, doentes ou machucados. Os cuidados na hora do embarque devem ser redobrados;

- Ajuda do ADM Rebanho: Primeiramente, deve-se filtrar os animais a serem separados para abate. Para isso pode-se filtrar por peso, idade, data de nascimento, tipo de manejo, etc. Pode até mesmo excluir os animais que apresentou alguma ocorrência de enfermidade ou outra característica indesejável.

Figura 4: Tabela de filtro.

Dica 3: É fundamental manejar o gado segundo os princípios de bem estar animal, para não estressá-lo. As pessoas que lidam com o gado devem estar preparadas para fazê-lo com responsabilidade, tratando os animais sem agredi-los.

Dica 4: Os funcionários da propriedade devem ser instruídos para usarem o manejo sanitário que deve sempre contar com fossa séptica e nunca moitas para esta finalidade porque este procedimento contamina pastos e aguadas e também o gado que ali se alimenta.

Dica 5: O gado deve ser vacinado conforme a idade e o período de vacinação, estabelecido pelos órgãos oficiais e aqueles destinados ao abate, não deve ser aplicado nenhum produto no momento e deve-se respeitar o período de carência dos produtos aplicados antes deste;

- Ajuda do ADM Rebanho: Como vimos anteriormente na figura 3 temos como colocar no ADM Rebanho o período de carência da vacina aplicada, respeitando assim a preparação do embarque. Nestes manejos é necessário que haja um controle de tudo que custou para que dessa forma possamos prever o nosso lucro e tomar a decisão mais acertada de acordo com as tendências do mercado. Verifique na figura abaixo que a partir da aplicação de um manejo, você já terá quanto ele lhe custou.

Figura 5:Histórico de manejo de um mesmo animal, com custos de todos os manejos aplicados, independente da época.

Dica 6: Quando o destino dos animais for outra fazenda, deve-se evitar a aplicação de vacinas pelo menos até 7 dias antes do embarque. Isto porque, o transporte gera estresse nos animais e isto prejudica a eficiência da vacinação, aumentando o risco de que os animais vacinados logo antes do transporte fiquem desprotegidos. Neste caso faça o controle de endo e ectoparasitas 4 dias antes do embarque.

- Ajuda do ADM Rebanho: Já vimos como aplicar o manejo e saber os seus custos em um animal, e agora vamos mostrar como é fácil encaminhar um animal de uma fazenda para outra sem perder o controle de seus animais.

Figura 6: Exportação de animais para outra fazenda, através do campo “entradas múltiplas”

Figura 7: Movimentação de animais entre pastos, através do botão movimentação individual.

Bem meus amigos, hoje vimos algumas dicas de cuidados sanitários e como o ADM Rebanho pode nos ajudar na inclusão de Dados e quanto aos relatórios é só solicitar nos comentários que mandaremos diretamente para o seu email, amanhã veremos como fazer o Planejamento para o embarque.

Até amanhã e aguardamos as suas dúvidas.

Equipe Agrisoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário