Bom! então vamos as dicas de hoje.
O planejamento e a organização para o embarque começam no escritório da fazenda, com a preparação dos documentos e verificação se estão corretamente preenchidos, principalmente:
- As guias de transporte animal (GTAs); Lembrando que: No ADM Rebanho você pode registrar as guias mas não pode emitir, as guias oficiais são emitidas pelo MAPA.
- Notas fiscais do produtor (onde deve constar a origem e o destino dos animais) e;
- Documentos de identificação animal (DIAs, que são os documentos individuais para os animais destinados a abatedouros que exigem a rastreabilidade, esse documento é emitido após o 40º dia de permanência dos animais na Base Nacional de Dados o MAPA). Alguns frigoríficos aceitam o tipo de relatório abaixo extraído do nosso programa, esse relatório é para aqueles produtores que não trabalham com certificadora.
.
Relatório com Dados Completo dos Animais, Clique Aqui.
.Defina quais animais serão embarcados, quando e onde o embarque será realizado e quem executará o serviço. Você poderá filtrar no ADM Rebanho os animais que irão para o embarque e entregar o seguinte relatório para o peão separar os animais.
.
Relatório de animais a serem separados, Clique aqui.
.
Faça um bom planejamento envolvendo toda a equipe de trabalho, com isto os manejos serão realizados com eficiência e organização.
Ao planejar o embarque de bovinos defina com o responsável pelo transporte (transportadora, motorista ou frigorífico) quantos veículos serão utilizados e a capacidade de carga de cada um deles. Com isto há menor risco de superlotação dos compartimentos de carga (“gaiolas”).
.
Lembre-se que quando as gaiolas estão superlotadas os animais ficam mais estressados, há maior risco de acidentes e os motoristas enfrentam maior dificuldade para realizar seu trabalho.
Para o embarque de grande número de animais organize a chegada dos veículos na fazenda. Considere o tempo médio de embarque de cada caminhão ou carreta para definir os horários de chegadas dos mesmos, agende a chegada de grupos de veículos em intervalos regulares. Com a adoção deste procedimento há maior controle do fluxo de veículos dentro da propriedade e menor tempo de espera pelos motoristas.
Deve-se evitar:
- Muitas vezes os caminhões ficam parados por longo tempo e os animais permanecem sob o sol, sem água e sem alimento, a espera de documentos. Isto geralmente acontece antes dos caminhões saírem das fazendas ou em postos policiais ou fiscais.
Certifique-se de que todos os documentos estão em ordem antes de iniciar o embarque, por isso a preparação é importante, tudo reflete em seu lucro no final.
- Evite marcá-lo no mesmo dia em que serão executadas ou outras atividades no curral em que estão, como a vacinação, por exemplo, isso acaba estressando o animal e prejudicando a qualidade da carne.
- Os manejos para o embarque não podem atrapalhar as outras atividades da propriedade.
- Não prolongue a jornada de trabalho para realizar o embarque, quando os trabalhadores estão cansados há queda na qualidade dos serviços e maiores riscos de acidentes.
Atenção! Animais em pastos distantes, devem ser conduzidos para pastos mais próximos com pelo menos um dia de antecedência ao embarque. No momento do embarque os animais devem estar descansados e hidratados.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário