Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Planejamento para Embarque

Bom dia, hoje daremos algumas dicas de como planejar o embarque de seus animais, mostrando funcionalidades do programa e relatórios que ajudaram no planejamento e na apartação. Alguns clientes nos solicitaram que escrevessemos sobre a rastreabilidade o que será feito logo logo, só é aguardar que traremos novidades e dicas de como controlar e rastrear seu rebanho de forma fácil e eficiente.


Bom! então vamos as dicas de hoje.


O planejamento e a organização para o embarque começam no escritório da fazenda, com a preparação dos documentos e verificação se estão corretamente preenchidos, principalmente:

- As guias de transporte animal (GTAs); Lembrando que: No ADM Rebanho você pode registrar as guias mas não pode emitir, as guias oficiais são emitidas pelo MAPA.

- Notas fiscais do produtor (onde deve constar a origem e o destino dos animais) e;

- Documentos de identificação animal (DIAs, que são os documentos individuais para os animais destinados a abatedouros que exigem a rastreabilidade, esse documento é emitido após o 40º dia de permanência dos animais na Base Nacional de Dados o MAPA). Alguns frigoríficos aceitam o tipo de relatório abaixo extraído do nosso programa, esse relatório é para aqueles produtores que não trabalham com certificadora.

.

Relatório com Dados Completo dos Animais, Clique Aqui.

.

Defina quais animais serão embarcados, quando e onde o embarque será realizado e quem executará o serviço. Você poderá filtrar no ADM Rebanho os animais que irão para o embarque e entregar o seguinte relatório para o peão separar os animais.

.

Relatório de animais a serem separados, Clique aqui.

.

Faça um bom planejamento envolvendo toda a equipe de trabalho, com isto os manejos serão realizados com eficiência e organização.

.

Ao planejar o embarque de bovinos defina com o responsável pelo transporte (transportadora, motorista ou frigorífico) quantos veículos serão utilizados e a capacidade de carga de cada um deles. Com isto há menor risco de superlotação dos compartimentos de carga (“gaiolas”).

.

Lembre-se que quando as gaiolas estão superlotadas os animais ficam mais estressados, há maior risco de acidentes e os motoristas enfrentam maior dificuldade para realizar seu trabalho.

Para o embarque de grande número de animais organize a chegada dos veículos na fazenda. Considere o tempo médio de embarque de cada caminhão ou carreta para definir os horários de chegadas dos mesmos, agende a chegada de grupos de veículos em intervalos regulares. Com a adoção deste procedimento há maior controle do fluxo de veículos dentro da propriedade e menor tempo de espera pelos motoristas.

.

Deve-se evitar:

- Muitas vezes os caminhões ficam parados por longo tempo e os animais permanecem sob o sol, sem água e sem alimento, a espera de documentos. Isto geralmente acontece antes dos caminhões saírem das fazendas ou em postos policiais ou fiscais.

.

Certifique-se de que todos os documentos estão em ordem antes de iniciar o embarque, por isso a preparação é importante, tudo reflete em seu lucro no final.

.

- Evite marcá-lo no mesmo dia em que serão executadas ou outras atividades no curral em que estão, como a vacinação, por exemplo, isso acaba estressando o animal e prejudicando a qualidade da carne.

.

- Os manejos para o embarque não podem atrapalhar as outras atividades da propriedade.

.

- Não prolongue a jornada de trabalho para realizar o embarque, quando os trabalhadores estão cansados há queda na qualidade dos serviços e maiores riscos de acidentes.

.

Atenção! Animais em pastos distantes, devem ser conduzidos para pastos mais próximos com pelo menos um dia de antecedência ao embarque. No momento do embarque os animais devem estar descansados e hidratados.

.

Espero que aproveitem as dicas e solicitem mais informações. A nossa intenção é poder ajuda a todos os produtores, facilitando o seu trabalho e gerando lucros.

Equipe Agrisoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário