Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Manejo de Embarque

Bom dia!

Falaremos hoje sobre o manejo de embarque, algumas dicas e sugestões de como melhor fazê-lo.


Muitos produtores realizam a pesagem dos animais antes do embarque aproveite o mesmo manejo para apartar e formar os lotes. Se a pesagem for feita com os animais em jejum é preciso ter cuidados especiais, principalmente quando a viagem for longa ou demorada.



- É ideal fazer o jejum e a pesagem dos animais alguns dias antes do embarque, para evitar que os animais passem muito tempo sem alimentos e água.


- O tempo total do jejum não deve ser superior a 12 horas.


- Importante: não deixe os animais sem água antes do embarque!



- Antes de iniciar a pesagem, verifique se os equipamentos e instalações estão funcionando corretamente. A balança deve estar limpa e as portas de entrada e saída em bom funcionamento (abrindo e fechando facilmente).



- O excesso de fezes na balança aumenta a ocorrência de escorregões e quedas, dificultando o trabalho.



- É importante conferir a identidade dos animais que serão embarcados para que não ocorram erros na emissão dos documentos para o transporte. Nisso o ADM Rebanho lhe ajuda e muito, como? Com o coletor de código de barras, basta informar o manejo e depois apenas ler o brinco como um leitor de código de barras de supermercado, evitando erros na hora de escrever o número do animal pelo peão.



Clique e veja um power point sobre coleta de dados

A identificação dos animais nunca deve ser realizada pouco antes do embarque, pois, além de desrespeitar as regras de rastreabilidade, este manejo (mesmo quando bem feito) aumenta o risco de acidentes e estressa os animais, além de dificultar o embarque e o transporte.

.

O embarque

.

Para animais pesando entre 400 e 450 kg de peso vivo, em caminhões do tipo “truck” com gaiolas de três compartimentos, forme três grupos de embarque: o compartimento da frente com quatro animais, o do meio com nove e o de trás com cinco.

.

Cada grupo de animais deve ser conduzido ao embarcadouro com calma, sem o uso de ferrões ou choques, sem correr nem gritar. É muito importante que os animais estejam calmos e tenham espaço suficiente para se movimentarem, visualizarem o caminho que devem seguir e também para obedecerem aos comandos dos vaqueiros.

.

A condução fica mais fácil quando os bovinos andam em fila, portanto maneje os animais de forma que um deles “desponte” do grupo, desta maneira os demais tendem a segui-lo, facilitando o deslocamento para dentro do veículo.

.

Muitas vezes há animais que empacam na entrada da “gaiola”.

.

Tenha calma! Isso é uma característica do comportamento natural dos bovinos.

.

Deixe que eles identifiquem a nova situação, cheirando e olhando.

.

Nunca use paus, choque e ferrões, porque estes podem causar ferimentos, contusões e sofrimento aos animais.

.

Animais feridos, doentes ou fêmeas em estágio avançado degestação devem ser embarcados apenas com a autorização de um médico veterinário ou responsável pelo embarque que deve assinar um termo de responsabilidade.

.

Por lei é permitido somente o embarque de animais saudáveis e que possam suportar a viagem.

O número ideal de animais varia de acordo com o seu peso e o tamanho dos compartimentos da gaiola.

Pare o embarque e limpe o piso do embarcadouro sempre que houver acúmulo de fezes ou de barro, evite sempre que possível embarcar os animais quando há maior risco de quedas.

.

O sucesso do manejo de embarque é extremamente dependente da forma com que os demais manejos no curral são realizados. Os bovinos aprendem com facilidade, portanto a rotina diária de manejo irá interferir no manejo de embarque.

.

Equipe Agrisoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário