Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Formação de lotes para o embarque

Bom dia hoje vamos dar algumas dicas de como formar um lote para o embraque.

Primeiramente devemos planejar a data e quais animais deverão ser enviados para o embarcadouro, o ADM Rebanho poderá ajudá-los nesse planejamento com o gerenciador de tarefas, incluindo atividades a serem lembradas.


Teremos posteriormente um módulo só de como ajudá-los no planejamento para animais de corte.


Primeiramente devemos nos ater as definições do local de apartação, da forma que o manejo será realizado e do número de vaqueiros necessários para realizar o trabalho, isso tudo depende do número de animais que serão embarcados. Em geral, dois ou três vaqueiros são suficientes para realizar a apartação em lotes de até 200 animais.



Quando poucos animais de um lote forem embarcados, faça a apartação onde os animais estiverem (pastos, piquetes ou currais de confinamento) e quando for embarcar a maioria dos animais de um lote, realize o manejo de apartação no curral, de preferência usando estruturas desenhadas para este fim.

Neste caso os vaqueiros devem ser capazes de identificar quais animais serão embarcados, para que sejam apartados e conduzidos ao curral, para isso no programa ADM Rebanho poderá tirar um relatório com todos os números de animais a serem apartados.

Dica 1: É importante dispor de condições para realizar a apartação, como: áreas cercadas em um dos cantos do pasto, de preferência que dêem acesso a um corredor, piso seco e sem buracos. A apartação pode ser feita a cavalo ou a pé, isso irá depender do tamanho do rebanho e do tipo de animal manejado.

.

Dica 2: Evite movimentos que causem agitação nos animais, não faça gestos bruscos, não grite e não corra quando estiver entre eles.

.

Dica 3: No caso de mistura de lotes durante a apartação, não se afobe. Continue o trabalho e deixe para separar o animal indesejado após a conclusão da apartação.

.

Dica 4: Na apartação nas porteiras, procure sempre conduzir os animais em grupos pequenos, de maneira que os que serão apartados possam ser identificados com mais facilidade.

.

Dica 5: Se o número de apartações a ser realizado no momento for maior que o número de saídas do apartadouro, realize a apartação em duas ou mais etapas, por exemplo: defina duas categorias em uma primeira apartação e depois em outras duas, passando os animais pelo apartadouro até que todos os grupos sejam formados como o desejado.

.

Dica 6: Quando a apartação for realizada no curral, após terminá-la, conduza os animais que não serão embarcados de volta ao pasto ou ao confinamento o mais rápido possível, não deixe que fiquem esperando presos no curral.

.

Dica 7: Faça tudo para manter animais do mesmo lote de origem, que já se conheçam. A mistura de animais de lotes diferentes aumenta a ocorrência de brigas, que causam estresse e ferimentos nos animais. Evite também misturar animais de diferentes categorias, como por exemplo machos castrados com machos inteiros ou vacas com garrotes.

.

Relatório do ADM Rebanho com animais separados por categoria,Clique Aqui.

.

Dica 8: No caso de ser inevitável a mistura de animais de diferentes lotes para completar as cargas dos caminhões ou carretas, procure agrupá-los com no mínimo uma semana de antecedência ao embarque, mantendo-os em pastos ou piquetes, onde há mais espaço para que possam evitar interações sociais agressivas.

.

Dica 9: Evite manter animais que não se conhecem em locais com pouco espaço (como nos currais, por exemplo). Isso evitará brigas e depreciação da carcaça.

Te esperamos amanhã com manejo para embarque.

.

Equipe Agrisoft

*Créditos a Funep e a Itabira





Nenhum comentário:

Postar um comentário