Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Confinamento



Bom dia a todos, esses próximos dias vamos falar um pouco de confinamento, depois de tantos pedidos acho justo darmos prioridade a esse assunto.



Bom, vamos começar definindo o que é Confinamento: “É um sistema de criação em que lotes de animais são contidos em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos.”



Nesse e em outros sistemas de produção a busca constante na pecuária é aumentar a eficiência produtiva e para tanto são desenvolvidas e aplicadas novas tecnologias, mas também tem como um dos objetivos principais a redução de custos e o aumento da escala de produção.



Atualmente na busca pela máxima produtividade, tem-se dado atenção especial para as áreas de nutrição, melhoramento genético e reprodução, mas não devemos esquecer-nos do comportamento e a fisiologia dos animais. Estes são uma ferramenta eficaz para estratégias de manejo, como por exemplo, na hora de oferecer alimentos ou os cuidados sanitários, ou para definir o tamanho e composição dos lotes e do espaço disponível para eles.



Não devemos nos esquecer do bem-estar animal que está diretamente ligado a qualidade da qualidade da carne. Esse fator tem despertado a atenção de técnicos e pecuaristas para suprir um mercado cada vez mais exigente com a qualidade, a segurança alimentar e com a maneira com que os animais são produzidos, transportados e abatidos.



Nos próximos artigos vamos dar dicas, mostrar como o ADM Rebanho Pro e o Rebanho Lite pode ajudar no confinamento e manejo de seus animais, assim como com a adequação de instalações de confinamentos e trato com o animal.



As sugestões são sempre bem vindas e fico muito feliz com os elogios, dicas e sugestões de vocês, quero agradecer a receptividade de todos e lembrá-los que este blog não é da Agrisoft, mas sim de todos que fazem a cadeia agropecuária deste país ser uma potencia em constante crescimento. Obrigado pela participação de todos.



Carol Aretakis

Gerente Comercial

ana.carolina@agrisoft.com.br

*Foto: Pesaco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário