Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cercas e Porteiras

1478850_143d_625x625Bom dia, continuando com o tema confinamento vou falar de corredores, cercas e porteiras. Vamos ter atenção especial às cercas dos currais do confinamento. Elas devem ser resistentes, de fácil manutenção e devem respeitar as diferenças entre categorias animais, assim, currais projetados para novilhas não agüentarão bois de engorda. As cercas poderão ser elétricas desde que estejamos falando de manejar uma quantidade menor de animais.

As porteiras, hummmm !!! a localização dessas devem ser bem estudadas, levando em conta a movimentação dos animais posicionando a porteira de forma que após a passagem doas animais ela seja fechada por trás ou que abram para os dois lados, facilitando o manejo e diminuindo os riscos de acidentes.

No caso dos corredores, esses devem possuir largura suficiente para permitir o transito de tratores que efetuam a alimentação dos animais, o piso deve ser nivelado e compactado para que a água de chuva não escorra para dentro dos currais. Para apartação e condução dos animais, o corredor deve ter porteiras, assim conseguimos reduzir o número de funcionários que realizam o trabalho.

Na próxima matéria falaremos de sombreamento e currais de manejo, com isso teremos material suficiente para que possamos entender um pouco de confinamento e já entrar na parte de manejo com a utilização do Adm-Rebanho.

Abraços e espero todos vocês.

Carol Aretakis

Gerente Comercial

ana.carolina@agrisoft.com.br

*Bibliografia "Manejo Racional de bovinos de corte em confinamento..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário