No esquema abaixo temos uma ideia do fluxo das informações que teremos que gerenciar numa atividade de plantio:
Como resultados do fluxograma acima teremos: O custo das atividades gerenciadas no software, Controle total das atividades agrícolas, Controle do estoque de insumos, Controle das máquinas e Gerenciamento com emissão de relatórios.
Vamos iniciar o detalhamento das operações:
1. Na tela "Registro de atividades agrícolas" é listada todas as atividades realizadas:
- Botão incluir: dentro da tela de inclusão do registro, são quatro campos dentro de operação realizada mais quatro abas para preenchimento. Escolha a descrição da operação, o centro de custo no qual atividade esta sendo realizada, a data da atividade e a quantidade que poderá ser horas, há, R$, depende de como foi cadastrada.
- Aba uso de insumos: botão incluir canto direito da tela dentro do campo Insumos consumidos, indique qual e a quantidade.
- Aba talhões trabalhados: Clique no botão incluir (canto direito da tela) dentro do campo talhões trabalhados: escolha o ciclo na qual a atividade foi realizada, com isso aparecerá os talhões cadastrados para o ciclo, escolha-o (s).
- Aba máquinas utilizadas: Clique no botão "incluir" (canto direito da tela) dentro do campo "Maquinário utilizado", irá abrir a inclusão de registro de utilização do ADM-Máquinas. Indique o número da máquina e o número do implemento, trará automaticamente a data e o horímetro final. Indique o operador da máquina, a área trabalhada (há) e uso de combustíveis e itens de consumos utilizados (estoque do ADM-Máquinas).
- Aba pessoal utilizado: escolha o serviço realizado, nome do empregado e a quantidade de acordo com a unidade de medida. De acordo com a quantidade trará o custo da atividade.
Seguindo esse raciocínio, o produtor poderá obter os seguintes resultados:
1. Custo da atividade: Será gerado o custo da operação no campo "custo base da oper.", se utilizou máquinas, o custo hora da máquina será adicionado a esse custo da operação. Os custos gerados serão gravados para os ciclos selecionados.
2. Controle das atividades agrícolas: A tela de "registros de atividades agrícolas" lista as atividades realizadas que foram registradas, podem ser gerenciadas com as várias opções de filtragens:.
A tela também possui um relatório completo das atividades lançadas. Vejam no exemplo abaixo:
3. Controle do estoque de insumos: 14 relatórios disponíveis, posição de estoque, movimentações com seu destino e diversos tipos de filtragem.
4. Controle das máquinas: Integração ADM-Máquinas e ADM-Agrícola, toda utilização da máquina e implementos nas atividades realizadas são registradas no ADM-Máquinas (automáticamente), opções de filtragem e os relatórios para o gerenciamento das atividades, também estão disponíveis pelo ADM Agrícola.
Exemplo de relatórios:
Bem! Concluindo temos o módulo gerenciamento, onde usamos os dados lançados para apresentar os resultados por centro de custo, por ciclo de produção, por talhão, insumos, por empregados e por Ranking. Neste módulo há opções de relatórios, gráficos e comparativos do que foi previsto com o realizado. conforme exemplos abaixo:
Para essa semana mostramos como gerenmciar as suas atividades agrícolas, com a parte operacional , resultados e gerenciamentos. Na próxima semana vamos mostrar um novo tema e ensiná-lo como conseguir um ótimo gerenciamento de sua atividade afim de obter cada vez mais lucros.
Até a próxima semana.
Carol Aretakis
Gerente Comercial
Zootecnista - SP
*Documento técnico produzido por: Milton Hirata - Zootecnista SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário