Manejo: Vacinação
Como organizar a campanha de vacinação no ADM-Rebanho.
Operações após os cadastros dos pré - requisitos.
ü Levando o notebook a campo
Trabalhando em fichas individuais Localização do animal em fichas individuais no curral de manejo:
· Fichas individuais.
· Localizador por animal, desmarque a opção Abrir e procure pelo animal.
· Operações individuais, manejo após encontrar o animal: selecione o animal e passe o mouse sobre operações individuais, habilitará três botões, entre eles o manejo.
· Registro do manejo.
Vantagem: a localização dos animais é precisa, se não estiver cadastrado ou se cantar o número errado saberá na hora através de mensagem de animal não localizado.
ü Trabalhando em anotações de campo.
· Operações a realizar: marque manejo
· Inserção dos números dos animais e depois de todos digitados, processar. Ao realizar o processamento o programa dirá foi concluído e após clicar em ok, perguntará se deseja limpar ou manter a listagem dos animais, ao manter pode ser feita outra operação na seqüência para os mesmos animais.
Vantagens: pode ser inserido o manejo para o lote inteiro de animais, basta indicar os números dos animais após a escolha do manejo e depois clicar em processa, se o animal não estiver cadastrado ou cantar número errado saberá na hora através de mensagem de animal não localizado.
ü Imprimindo guias de campo para coleta dos dados.
· Em Fichas individuais.
Filtragem dos animais a serem vacinados, se os animais não estiverem organizados dentro de lotes ou pastos, pode ser criado um lote para a vacinação, facilitará a filtragem para operação da emissão do relatório para o manejo e posteriormente a inserção dos dados coletados no manejo.
A inserção dos dados pode ser feita individualmente usando o localizador por animal, filtrando o lote listando apenas os animais que participaram do manejo, se a filtragem for por lote listando apenas os animais que foram vacinados, pode ser usado o entradas múltiplas que registrará o manejo para todos os animais listados de uma vez.
Exemplo usando a filtragem por lote:
Após a filtragem, clique em relatórios, escolha o relatório a ser usado na aba peso/manejo ou as guias de campo na aba planilha.
Após a coleta dos dados a campo, faça a mesma filtragem para registrar os dados. Para o registro em fichas individuais pode ser feita individualmente como descrito acima ou pelas entradas múltiplas como no exemplo abaixo:
Outro local para a inserção dos dados após a coleta é o anotações de campo, basta escolher o manejo, digitar os números dos animais e processar como descrito acima.
Resultados
Em relatórios, aba Peso/Manejo, no relatório de manejo geral, todos os manejos são registrados e descriminados.
Outros relatórios de exemplo:
Para verificar um animal individual, na tela de fichas individuais, operações individuais, abra o manejo, nele estará registrado todos os manejos realizados para o animal bem como seu custo.
ü Utilizando coletores de dados
Vantagens: Identificação precisa dos animais que receberam o/os manejos evitando erros de digitações. Registra o número dos animais que não estão registrados no programa para posteriormente fazer o cadastro, praticidade, podem ser coletados vários dias antes de transferir os arquivos.
Basta sincronizar o aparelho e ir a campo, no curral de manejo após configurar o tipo de manejo, é só fazer a leitura dos brincos ou microchips, e após os manejos, sincronizar e importar os dados para o ADM Rebanho, ou seja, menos tempo para identificar os animais e também para inserir os dados coletados no ADM Rebanho.Milton Hirata
Suporte Agrisoft
Zootecnista SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário